Você tem que ler "Érica" da Larissa Barros Leal - Resenha


Olá pessoas! Quem me segue no Instagram (@blogja) viu que recebi o primeiro livro de parceria aqui para o blog, yay! O livro se chama "Érica" e é da autora brasileira Larissa Barros Leal, publicado pela editora Novo Século. Agora, sem mais delongas, vamos direto à resenha! Não se preocupem, a minha opinião vai ser sincera do mesmo jeito de sempre.


Logo no começo são apresentadas diversas histórias, de todos os cantos do planeta. Elas são fundamentais para que se entenda o restante do livro, por isso recomendo que prestem mais atenção. Essa diversidade de ambientes continua por todo o livro, que conta com dezenas de personagens, ligados por dois pontos: a OTDI e a Érica.


ODTI (Ordem das Doze Tribos de Israel) é formada por um enorme número de judeus espalhados pelo mundo inteiro, que se juntam a ela com o objetivo inicial de praticar a sua fé, mas que são logo convertidos a extremistas que desejam vingança à Segunda Guerra Mundial. Apesar disso, poucas pessoas sabem sobre ela, já que são forçadas a se unir ou então correm perigo. Já a Érica, é uma garota brasileira comum que, no dia seguinte a sua festa de 15 anos, descobre que seus pais foram mortos por esse grupo.


Apesar de conter diversas histórias - ou será justamente por isso? - a leitura é fluída e rápida, embora haja alguns problemas para lembrar dos personagens e suas características (para quem leu aos poucos, assim como eu), já que são tantos. Não poderia deixar de falar também na mudança constante de países e datas, o que é na realidade algo para instigar o leitor, fazer com que ele tente descobrir o que está acontecendo, mas que pode confundir alguns leitores.


O livro te dá várias dicas para as respostas das suas principais perguntas (como: "o que essas pessoas têm em comum?" e "o que exatamente a Érica está fazendo?") e, por isso, não me surpreendi com o final, pois era o que eu suspeitava. No entanto, não deixa de ser um bom final.


As histórias possuem traços da realidade da época em que o livro foi escrito/publicado (2014), como a menção à nomes de altos cargos do governo, e por isso peço que se lembrem de não julgar os dados como falsos ou desatualizados. Outro ponto que peço que não julguem é a fuga à realidade que ocorre às vezes, já que é um livro fictício, embora baseado na realidade. Um pequeno detalhe que eu apreciei foram as referências variadas que aparecem, como à Star Wars e Nicholas Sparks.


A diagramação e capa são extremamente lindas. Possui páginas amarelas e fonte de tamanho médio e com fácil leitura, como vocês podem ver na foto. A fonte de destaque é em um estilo bem delicado e que combina com a fonte principal. O material é resistente, tanto da folha quanto da capa.


Recomendo que leia esse livro no seu tempo livre, para que possa ler sem parar e, assim, não se esqueça dos personagens. No geral, foi uma leitura bem interessante e diferente do que estou acostumada. Leriam sim, outros livros da mesma autora.


Antes de finalizar, ressalto aqui a lição que o livro nos passa: antes de agir à favor de sua crença (seja ela política, religiosa ou mesmo sua opinião pessoal), pense se vale a pena.
"Numa guerra não existem vencedores. Todos perdem: vidas, sonhos e futuros. Por cada pessoa, soldado ou civil, que morre numa guerra, a humanidade perde um pouco de sua essência, e os países, parte de seu maior patrimônio. Ela ensinou que o melhor caminho é paz."

O que acharam da resenha, se interessaram no livro? Se alguém aí já leu, por favor deixe sua opinião nos comentários (sem spoilers, por favor)!

Beijos e até a próxima postagem!

Compre aqui a segunda edição pela Editora Novo Século
Leia aqui o primeiro capítulo (liberado pela Novo Século)
Acompanhe e converse com a autora pelo Instagram @livroerica
Compare aqui o preço em diversas lojas online 

CORRA POIS OS ESTOQUES ESTÃO ACABANDO (2016)

1 Resposta para " Você tem que ler "Érica" da Larissa Barros Leal - Resenha"

  1. Eu fiquei simplesmente apaixonada por esse livro. No início fiquei um pouco perdida por causa da quantidade de personagens e locais do mundo, mas depois me acostumei e peguei o ritmo da leitura. Adorei a forma como terminou, de tudo o que aconteceu era a coisa que eu menos esperava.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir

Obrigada pelos comentários