Feita de fumaça e osso - Resenha


Olá pessoas, tudo bem? Esses dias me recomendaram e me emprestaram o livro "Feita de fumaça e osso" da autora americana Laini Taylor. Eu nunca havia ouvido falar sobre ele e então ao olhar a capa, contracapa e orelha do livro, julguei-o como estranho e pouco interessante. Apesar de não estar animada - inicialmente - a lê-lo, como estava com muito tempo livre - FÉRIAS - comecei a ler. Agora deixo este lembrete à vocês: Nunca julgue um livro pela capa! nem contracapa e orelha




Título (BR): Feita de fumaça e osso
Título original: Daughter of Smoke & Bone
Autor(a): Laini Taylor
Páginas (BR): 380
Editora (BR): Intrínseca
Preço médio (BR): R$ 25,00
Sinopse: "Não são só o cabelo azul e as várias tatuagens que fazem de Karou uma garota diferente. Ela não se lembra dos pais e, criada no covil de um demônio, não entende por que uma criança humana foi acolhida ali. Muito menos sabe o verdadeiro motivo por trás das estranhas missões que desempenha para seu protetor, recolhendo dentes ao redor do mundo. Em um instante ela pode estar fazendo rascunhos no Liceu de Arte em Praga e, minutos depois, estar no metrô de Paris, carregando presas de elefante, ou em Marrakech, negociando com um mendigo. Não é exatamente normal, mas em um universo em que anjos são seres temidos e o preço da magia é a dor, essa é a única vida que ela conhece. Pelo menos por enquanto."
Observação: Primeiro livro de uma trilogia.


"Feita de fumaça e osso" é uma trilogia - seus sucessores são: "Dias de sangue e estrelas" e "Sonhos com deuses e montros".

Resenha
O livro conta, através de uma escrita em 3ª pessoa rica em detalhes, na qual podemos perceber os sentimentos de cada um dos personagens, a história de Karou. Uma garota que levava uma vida dupla, hora tendo aulas de desenho no Liceu de Arte de Praga com a amiga Zuzana, hora pegando dentes com os clientes do demônio que a criara até então.
Estranho, não é? E eu nem mencionei ainda o fato do cabelo dela nascer azul, dela saber mais de 20 línguas - humanas ou não - e que ela possui um colar de desejos. 
Se o livro ainda não lhe despertou interesse, saiba que até então eu também não estava interessada. Mas, ao ler pouco a pouco esta estória estranha, foi como se tudo fizesse sentido. 
Cada capítulo que se passava mais curiosa eu ficava a respeito dos acontecimentos, e então lia cada vez mais, tendo um dia em que li mais de 150 páginas, parando hora ou outra. Fazia tempo que um livro não me despertava um interesse assim, desde a coleção Fazendo Meu Filme, da Paula Pimenta.
Os fatos irreais da vida de Karou chamaram meu interesse, e era como se eu estivesse na pele dela, sentindo tudo que ela sentia. 
Dois tipos de seres são apresentados e apesar de serem chamados de demônios e anjos pelos humanos, na verdade eles são quimeras e serafins. Você pode tentar encaixar cada um como o lado do bem e do mal da estória, mas, pelo menos eu, não consegui.
Quimeras são chamados de demônios pelo fato de serem uma mistura de raças - uma mulher-cobra, por exemplo.
E serafins são chamados de anjos pela sua extrema beleza - seres perfeitos, os humanos diriam.
Uma longa guerra é travada entre quimeras e serafins, mas Madrigal (quimera) e Akiva (serafim) querem que o mundo seja refeito, querem um mundo no qual possam viver realmente em paz.
Não vou falar muito mais, pois se deixar escapar algo acabarei 'estragando' alguns mistérios do livro.
Recomendo esta leitura por vários fatores, alguns deles;
O livro (...):
- mostra a fantasia de um jeito inovador;
- possui escondidos entre as linhas conselhos para se trazer para a vida;
- tem uma leitura que, apesar de fácil, é linda e detalhista
- mostra como é difícil decidir o que é bem e o que é mal

Algumas frases:

"- Deixar você ir, Karou, será como abrir a janela para uma borboleta. Não se espera que ela vá voltar."

"O nome dela o provocava - esperança - e soava tão cheio de promessa e recriminação que ele quase desejava estar morto."

"E ela se foi, e ele ficou sozinho para enfrentar as consequências de sua escolha devastadora."

"Ela arquejou. Tudo se encaixou em seu devido lugar."

Espero que tenham ficado interessados no livro. Quem já leu, deixa um comentário aqui, mostrando seu ponto de vista. Quem não leu, comenta se ficou interessado. Por hoje é só, até mais!

6 comentários

  1. Não conhecia...tenho andado muito preguiçosa para a leitura.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa! Olha, quando eu li o livro eu também estava com preguiça, mas acredite, ele é empolgante e vale à pena! Feliz Ano Novo e obrigada pela visita :)

      Anna Clara

      Excluir
  2. Não conhecia :)

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  3. Achei que seria apenas mais um na minha estante de livros,amei e recomendo. Obrigado pela indicação ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que gostou da minha indicação! É realmente um ótimo livro. Fique atento(a) que estou pensando em postar mais resenhas em breve :D

      Xoxo,
      Anna.

      Excluir

Obrigada pelos comentários