10 dicas para melhorar seu blog


Olá pessoas! Quando resolvi voltar com o blog, eu pesquisei várias dicas para melhorá-lo e resolvi compartilhá-las com vocês, para que seus blogs também prosperem. Se você também quer otimizar seu blog, veja abaixo uma lista com 10 dicas para melhorar seu blog que eu aprendi nesses 5 anos como blogueira.


Ache a frequência ideal de posts

Muitas pessoas criam blogs e no começo acham tudo fácil. Com a empolgação, você tem várias ideias para postagens e posta todos os dias, com isso ganha um bom tanto de visualizações e fica feliz. Contudo, você já está ficando sem ideias e não gosta mais do que escreve. Provavelmente, você já passou por isso, assim como eu.

Você deve ir com calma, pesquisar quais são os melhores dias e horários para você postar. Você deve conciliar sua vida rotineira (escola, afazeres, etc) com o blog, além de saber quando você terá mais visitas.

Por exemplo: eu já percebi que tenho mais tempo para escrever no final ou começo da semana, porém como demoro de um a dois dias para fazer um post, acabo postando-o no fim da semana, muitas vezes na quinta-feira. Além de ser bom para mim por que tive tempo de escrever, é bom para os leitores, que visitam o blog em seu momento livre, como nos dias de sexta, sábado e domingo.

Use palavras-chave

Essa é uma parte muito importante, pois com ela, você conseguirá mais alcance em seu blog por meio de pesquisas e até mesmo cliques nas suas divulgações. 

Escolha palavras fundamentais que se relacionam ao assunto da postagem e coloque-as no título, no link e repita-as algumas vezes durante o texto.

Além disso, na hora de salvar as imagens do seu post, não salve-as com qualquer nome, pois o google lê o código da página, e lá estará o nome dela. Se você colocar palavras-chave para sua postagem, isso auxiliará a novos visitantes chegarem em seu blog por meio de pesquisas.


Tenha um bom título

Use números sempre que possível. Como o título desse post "10 dicas para melhorar seu blog";

Seja curto e objetivo. Vá direto ao assunto, não enrole. Por exemplo: Em vez de "Veja aqui 10 dicas que te ajudarão a melhorar seu blog" usei "10 dicas para melhorar seu blog";

Use a técnica AIDA:
Atenção faça com que parem para ler o título, os números e imagens com o título ajudam
Interesse faça com que queiram saber mais sobre o que está escrito, para isso use uma boa descrição (aquele textinho debaixo do título)
Desejo faça com que queiram finalmente ler sua postagem, isso acontecerá se você divulgar da maneira certa, no local correto e ao público alvo
Ação e até que enfim, faça com que cliquem no seu link! Isso ocorrerá se seu link não parecer spam, então cuidado com divulgações em excesso

Use imagens com qualidade, mas não pesadas

Imagens ajudam a demonstrar algo, a dividir o post em partes, a tornar o texto menos cansativo... Enfim, são muito úteis. Com certeza queremos as melhores imagens para nosso blog não é? Para isso, baixamos fotos em sites de imagens em alta qualidade. Mas na internet, muitas vezes não importa o tamanho do arquivo. Em um blog, por exemplo, para a imagem ser de boa qualidade, não precisa ser maior do que a área do texto. Por exemplo, olhe essa imagem em dois tamanhos diferentes:

Imagem pesada

Essa imagem pesa 4,02 MB e tem tamanho 5760 x 3840 pixels (quando ampliada ao máximo)

Imagem mais leve

Essa imagem pesa apenas 109 KB e mede 640 x 427 pixels
As imagens ficam com o mesmo tamanho para você, leitor do blog. Porém, a segunda, por ser menor, pesa bem menos, o que facilita o carregamento da página, tornando então seu blog mais rápido.

Tenho certeza de que há várias ferramentas para redimensionar a imagem, mas vou citar aqui a que eu uso por ser comum e bem simples: o Microsoft Office Picture Manager. Para redimensionar uma imagem por ele faça o seguinte caminho: vá até a sua imagem, clique nela com o botão direito e selecione "Abrir com Microsoft Office Picture Manager"; clique em "Editar imagens..." e "Redimensionar"; marque a opção "Relação largura x altura personalizada" e escolha "Web - Grande (640 x 480 px)".

Se você quer sites para download gratuito de imagens com alta qualidade, recomendo estes: DesignersPics.comPexelsPicjumboFreepikStockSnap. O único porém é que neles você tem que pesquisar em inglês, mas nada que o Google Tradutor não ajude.

Verifique os links quebrados e imagens inexistentes

É necessário que você, de tempos em tempos, faça uma manutenção em seus posts mais antigos. Atualize informações, verifique links quebrados (links que não levam a lugar nenhum, por vários motivos, como por exemplo um site que foi apagado) e troque imagens que "sumiram" (quando elas ficam com erro e não carregam mais, só fica um sinal de que havia uma imagem ali).

Esse é um trabalho longo, mas felizmente há ferramentas para te ajudar nisso. Para verificar links quebrados, eu utilizo o Broken Link Check. Para encontrar links com erro em seu blog, você deve inserir o endereço do blog, sem o "www", preencher o código de segurança, selecionar "Report distinct broken links only" para links quebrados visíveis ou "Report all occurrences of each dead link (may be slower)" para todos os links quebrados, o que pode demorar mais. Após concluída a pesquisa, o site gera uma tabela como esta:


Onde:

# = número do link quebrado (1, 2...)
Broken link = link quebrado
Page where found = página onde foi encontrado, sendo url o link da página em que foi encontrado e src onde o link quebrado está no código HTML
Server response = resposta do servidor

Verifique todos os links e troque os que forem possível, ou coloque uma atualização na postagem dizendo que o link está fora do ar.

Divulgue posts antigos

Suas visualizações estão baixas, você está com bloqueio criativo ou simplesmente está com um tempinho livre? Se seu blog já tem um tempo, você deve ter uma boa quantidade de postagens antigas. Por quê deixá-las paradas?

Selecione suas melhores postagens e também as menos visualizadas e divulgue por aí. Onde você pode divulgar seu blog? Próxima dica! Além disso, sempre que você estiver escrevendo uma nova postagem e lembrar de algo relacionado que você já postou, cite o post e coloque link para ele.

Tenha redes sociais para seu blog e conheça sites de divulgação

Redes sociais conectam o mundo todo, desde você e seu vizinho à você e seu ídolo do outro lado do mundo. É fato que poucos vão conhecer seu blog se ele não for divulgado. Mas tome cuidado com o exagero na divulgação, pois isso vai espantar leitores.

Comece divulgando seu blog entre sua família e seus amigos, peça-os para compartilhar seus links para conhecidos. Tenha redes sociais para seu blog (nada de divulgar somente no próprio perfil, pois assim não atrairá novos leitores e irritará seus amigos com o tanto de links).

As redes que uso para divulgar o Blog JA são: Instagram, Facebook, Google+
Os sites que uso para divulgar meu blog são: BlogLovin' (recomendo, pois ele tem a opção de um app para celular que avisa seus leitores sobre novos posts. Se quiser saber como o BlogLovin' funciona, clique aqui) e Ueba.

Mais uma coisa importante sobre redes sociais: não as use somente como divulgação pois assim não terá atrativos para seguirem/curtirem ou que for. Poste outras coisas também, mas relacionadas ao assunto do seu blog. Por exemplo, eu posto muitas fotos de livros no Instagram do blog, pois gosto muito de ler e percebo uma grande comunidade de leitores no Instagram, os "bookstagrammers"

Última dica sobre redes sociais: se você não tem muito tempo para usar todas, vincule suas contas. No Instagram tem a opção de vincular à várias outras sociais. Por exemplo, eu vinculei o meu ig ao meu Facebook.

Para vincular o Instagram à alguma outra conta você deve: ir no seu perfil do Instagram > clicar nas três bolinhas do canto superior direito > clicar em contas vinculadas > vincular à rede social que você precisa. Observações: se você quer vincular à uma página do Facebook, terá que clicar duas vezes em "Facebook" e mudar de "Linha do tempo (padrão)" para "Nome da sua página". Além disso, toda vez que postar algo terá de selecionar a rede vinculada na parte "Compartilhar".


Tenha um estilo padrão no seu blog

Essa parte pode até parecer boba, mas se você é indecisa(o) assim como eu, vai ser muito difícil!

Procure criar uma identidade visual, para que quando vejam possam lembrar do seu blog. Até ai, fácil. Mas você deve mantê-la. Pense no que você posta e possivelmente postará em seu blog, faça um brainstorm de ideias. Escolha o desenho, as cores principais, o formato do texto... tudo. Faça o melhor possível (se preferir, peça ou pague alguém para fazer) e mantenha no blog fazendo minímas alterações ao longo do tempo.

Foque em um público e invista nele

Quando se tem um blog pessoal, como no meu caso, é muito difícil focar em um só assunto. Mas tente escolher no máximo três tópicos principais para seu blog. Por exemplo, aqui no Blog JA eu tenho como tópicos principais: livros (resenhas) e dicas.

Após definir os tópicos, ache o público nas redes sociais e interaja com ele (através da conta do seu blog). Descubra opiniões, novidades, faça sorteios relacionados, faça parcerias.

Tenha paciência e faça tudo por prazer

Não adianta você seguir todos os passos acima se você não tem paciência e gosto pelo que faz. 

Tenha calma e resolva cada uma das etapas pouco a pouco, para não estressar. Escreva seus posts sempre que tiver ideias, mas não precisa postar na mesma hora. Se você não tem muitas ideias ou muito tempo, deixe posts acumulados para ir liberando pouco a pouco, pois assim você poderá postar com uma boa frequência.


A postagem ficou bem grandinha, não foi? Leiam com calma e revisem depois. Mas não se esqueçam de deixar seus comentários!

Conhecia todas essas dicas? O que acharam do post? Querem mais posts relacionados à blogosfera?

Por favor, peço que compartilhem aos seus amigos blogueiros para que tenhamos cada vez mais ótimos e prósperos blogs.

Até logo,
Anna.

Créditos das imagens: 
Coffee photograph designed by Onlyyouqj - Freepik.com
Designed by Freepik
Pexels

Não copie esta postagem, compartilhe!

2 comentários

  1. Que dicas ótimas, Anna!! Tem várias coisas que podemos prestar atenção pra melhorar nosso cantinho cada vez mais, né? Todas essas sugestões são super válidas, amo esse tipo de post ♥

    Beijos!

    www.letrasnagaveta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, são muitas coisas mesmo! Ter um blog dá muito trabalho mas é tão bom ver os resultados, não é mesmo?

      Anna

      Excluir

Obrigada pelos comentários