O cabelo perfeito: Os tipos e os cuidados


Como primeiro post sobre os cabelos, acho fundamental falar sobre os tipos e os cuidados necessários. A postagem de hoje é a base para o que virá nas próximas, pois para ter 'o cabelo perfeito', você precisa conhecer e cuidar do seu. Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Normal
Macios, com brilho e volume adequados. Não ressecam com facilidade, nem apresentam excesso de oleosidade. Fáceis de pentear e não necessitam ser lavados com muita frequência. O couro cabeludo costuma estar limpo, e as glândulas sebáceas produzem apenas a gordura necessária para a alimentação dos cabelos. Sendo assim, basta lavar a cabeça com um xampu suave e ter o cuidado de proteger o cabelo de fatores externos como o sol ou o vento.

Oleoso
As glândulas sebáceas têm uma produção acima do que seria necessário. Resultado: a gordura faz com que o cabelo, que geralmente já é fino, perca ainda mais o volume. Para manter a boa aparência são precisos cuidados diários. A lavagem é uma das principais medidas terapêuticas, uma vez que quando o couro cabeludo está sujo, impede que os folículos pilosos e as glândulas sebáceas funcionem de forma eficaz. Por isso os cabelos devem ser lavados diariamente. Procure utilizar xampus específicos para cabelos oleosos.

Seco
A sua principal característica é a de não possuírem brilho e ter pontas espetadas por todos os lados. Neste caso, o que ocorre é que a gordura produzida não é suficiente para deixar os cabelos devidamente hidratados. Eles são volumosos e difíceis de pentear ou desembaraçar; frágeis, ásperos ao toque. Não os lave todos os dias e hidrate-os à vontade.

Créditos: Beleza e saúde

----

Lisos
Os cabelos lisos e finos são mais frágeis e delicados, embaraçam e quebram com mais facilidade, tendendo a ressecar mais facilmente, por isso, alguns cuidados com os cabelos lisos e finos incluem:


1- Usar xampu e condicionador próprios para cabelos finos e lisos;
2- Colocar condicionador apenas nas pontas dos fios de cabelo;
3- Não pentear o cabelo quando estiver molhado;
4- Evitar usar secador ou chapinha para secar o cabelo, pois agridem os fios de cabelo;
5- Caso seja necessário usar o secador, aplicar um protetor térmico antes, colocá-lo a uma temperatura baixa e mantê-lo pelo menos 3 centímetros longe do couro cabeludo;
6- Depois de seco, pentear o cabelo, começando por desembaraçar as pontas dos fios de cabelo e só depois percorrer os fios até à raiz, pois o cabelo fino e liso quebra mais facilmente;
7- Depois de penteado, prender o cabelo com um coque ou uma trança, cerca de 3 dias na semana para proteger os cabelos finos de quebrar;
8- Fazer uma hidratação ao cabelo a cada 15 dias, preferindo os produtos com queratina para manter os fios fortes e resistentes;
9- Aparar as pontas dos fios do cabelo regularmente, pois o cabelo fino tem tendência para ficar com pontas duplas facilmente.
Créditos: Tua saúde



Ondulados e cacheados
Viver feliz sem chapinha e com os cachos soltos é possível. Basta lançar mão de uma rotina de cuidados, que nem precisa ser assim tão complicada e longa. Confira abaixo o que você precisa fazer para ficar de bem com seu cabelo:

1- Deixe os fios levemente repicados nas pontas. Corte pelo menos um pouco a cada três meses para manter o efeito. Evite cortes retos e franjas curtas.
2- Elimine as químicas com a tesoura. Enquanto espera crescer, faça babyliss só no comprimento para criar um aspecto bem natural.
3- Depois de lavar, jamais esfregue o cabelo com a toalha. Sem fazer força, apenas amasse de baixo para cima.
4- Hidratações e reconstruções são essenciais para deixar os cachos mais bonitos. Cabelo fino com cachos largos podem ser hidratados uma vez por semana. Já os mais ressecados e danificados, duas vezes por semana.
5- Na hora de hidratar, use a técnica de enluvamento (passar a mão de cima para baixo mecha por mecha), que fecha as escamas do fio e garante brilho e maciez.
6- A dupla mousse e difusor é ótima para definir os cachos. Com o tempo, você pega prática no secador e faz tudo rapidinho.
7- Use finalizadores todos os dias, como leave-in e ativador de cachos. Eles ajudam a dar forma ao cabelo. Teste até achar o produto ideal para seu tipo de cabelo.
8- Seque com secador fazendo rolinhos nas mechas com as mãos. Isso estimula o ondulado natural.
9- Após usar o secador, espere o cabelo esfriar totalmente antes de sair de casa para evitar o frizz ou que ele murche.
Créditos: M de Mulher

Crespos
Não basta acertar no corte, o cabelo crespo exige cuidados específicos para ficar com os cachos bem formados e os fios saudáveis. 

1- Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Eles contêm ativos específicos para preservar a hidratação, a força e o formato dos seus cachos.
2- Lave os fios com água fria ou morna. Chuveiradas muito quentes podem deixar os fios mais ressecados e até fazer o couro cabeludo descamar. Já os jatos frios ajudam a fechar as cutículas e aumentar o brilho no cabelo.
3- Deixe secar naturalmente. Após sair do banho, retire o excesso de água com a toalha. Além de acelerar a secagem, também evita o frizz. Atenção! Nunca esfregue a toalha na cabeça, apenas aperte os fios de baixo para cima, pois os fios molhados ficam mais frágeis e podem quebrar.
4- Mantenha distância da escova. Use apenas pente de dentes largos, e quando os fios ainda estiverem molhados, de preferência com auxílio de um creme para pentear, assim você evita friccionar e quebrar os fios ao desembaraçar.
5- Hidrate bem. Cabelos crespos são mais ressecados. Hidrate-os com produtos específicos para cachos,cremes noturnos e máscaras de hidratação, uma vez por semana, no mínimo.
6. Use leave-in ou creme de pentear sem enxágue no cabelo todos os dias, para dar forma. Uma boa dica é carregar um spray ativador de cachos na bolsa e passar toda vez que sentir os fios mais ásperos e ressecados ou os cachos murchos.
7- Tenha cuidado na aplicação. Aplique o creme, da raiz para as pontas, sem encostar no couro cabeludo. Vá aplicando aos poucos, sem deixar o cabelo encharcado de produto, para não pesar e desfazer os cachos.
8- Lave o cabelo e tire bem o creme aplicado no dia anterior antes de passar novamente o produto. O acúmulo pode deixar os fios opacos e sem vida. Se você não lavar o cabelo todos os dias, prefira os produtos em spray, que são mais leves.
9- Invista no reparador de pontas. Mesmo depois do creme para pentear, o reparador de pontas com silicone pode ser usado no dia a dia para dar brilho e soltar os fios já secos.
Créditos: M de Mulher

Bom, o post de hoje serviu como uma coleta de informações de vários sites, pois é lógico que eu não saberia falar e dar dicas para todos os tipos de cabelos. Espero que tenham gostado e coloquem as dicas em prática! Mais posts da série "O cabelo perfeito" em breve.

0 comentários "O cabelo perfeito: Os tipos e os cuidados"

Postar um comentário

Obrigada pelos comentários